Poços de Caldas participa da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil
Poços de Caldas participa da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – Crédito: Divulgação A convite do Ministério da Cultura, o dir...
Poços de Caldas participa da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil – Crédito: Divulgação A convite do Ministério da Cultura, o diretor de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gustavo Dutra, participa da 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, realizada de 3 a 7 de dezembro, em Fortaleza. Ele representa a região Sudeste, em função da Rede Nacional de Gestores de Cultura e foi convidado pela secretária de Articulação Federativa do MinC, Roberta Martins. Realizado pelo Ministério da Cultura, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o evento conta com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes e combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural. “O evento é de grande relevância para o fortalecimento das políticas culturais, troca de saberes e estreitamento das relações institucionais”, destaca o diretor de Políticas Culturais, Gustavo Dutra. Até o dia 7, os principais espaços públicos culturais de Fortaleza, do centro à Praia de Iracema, serão tomados por mais de 100 atividades entre painéis de mercado, palestras, oficinas, apresentações artísticas, cozinha-show e atividades formativas para diversos segmentos criativos. Entre os destaques desta edição estão palestras que abordam temas essenciais da economia criativa contemporânea como o poder das narrativas, criatividade e território; sustentabilidade e futuro da cultura; inovação e convergência midiática; impacto social das artes; modelos de criação e circulação; e as transformações tecnológicas que moldam o mercado cultural. Os debates trazem perspectivas diversas de pesquisadores, gestores, criadores e especialistas de diferentes segmentos criativos. Com 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, o MICBR+Ibero-América 2025 conta com 15 setores da economia criativa presentes: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Museus e Patrimônio, Música e Teatro. A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal. Apoio do Sistema S e da Fecomércio.