Voos são cancelados no Aeroporto de Teresina após ventania em São Paulo
Voos são cancelados no Aeroporto de Teresina Pelo menos quatro voos foram cancelados no Aeroporto de Teresina nesta quinta-feira (11). Dois eram da Latam — u...
Voos são cancelados no Aeroporto de Teresina Pelo menos quatro voos foram cancelados no Aeroporto de Teresina nesta quinta-feira (11). Dois eram da Latam — um vindo de Brasília e outro com destino a Fortaleza — e dois da Azul, um vindo de Recife e outro com destino à capital pernambucana. O Grupo CCR, responsável pela administração do aeroporto, informou que apenas as companhias aéreas podem explicar os cancelamentos. O g1 tenta contato com a Azul, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. ✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp Voos são cancelados no Aeroporto de Teresina após ventania em São Paulo Eduarda Barradas/g1 A Latam informou que os cancelamentos são reflexo da ventania em São Paulo e orienta clientes a consultar o status do voo e alterar viagens pelo site ou app (veja a íntegra do comunicado). No local havia filas no check-in e na entrada da sala de embarque. Maria Clara Dantas, médica em Teresina, viajaria para Guarulhos na madrugada desta quinta-feira (11) para fazer prova de residência, mas teve dois voos cancelados seguidos. LEIA TAMBÉM: Aeroportos de SP têm mais de 340 voos cancelados após vendaval histórico Não há confirmação oficial, mas os cancelamentos podem estar ligados ao vendaval histórico que atingiu São Paulo e afetou os aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Entre quarta-feira (10) e a manhã desta quinta (11), 344 voos foram cancelados. Somente nesta quinta, cem voos foram cancelados. Em Guarulhos, pelo menos 15 partidas e 39 chegadas não ocorreram. Em Congonhas, foram 31 chegadas e 15 partidas canceladas. Os terminais amanheceram lotados, com filas nos balcões das companhias aéreas e passageiros dormindo nos bancos. Os reflexos também chegaram aos aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília. Vendaval histórico em São Paulo A Grande São Paulo registrou ventos inéditos, segundo meteorologistas: foi a primeira vez que rajadas tão fortes ocorreram sem chuva ou temporais. Na quarta-feira (10), o Aeroporto de Congonhas chegou a registrar ventos de 96,3 km/h. A ventania causou estragos: mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem luz, árvores caíram, parques foram fechados e voos cancelados. Até consultas médicas foram suspensas. Nesta quinta, ainda havia 1,5 milhão de imóveis sem energia. Nota da Latam A LATAM Airlines Brasil alerta que há reflexos nesta quinta-feira (11 de dezembro) dos impactos meteorológicos registrados na sua operação no país, fato totalmente alheio ao controle da companhia. A LATAM precisou cancelar ou reprogramar voos desde quarta-feira (10 de dezembro) por condições climáticas adversas no estado de São Paulo, especialmente nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Por isso, a LATAM orienta que o cliente consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto, e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. Caso o voo tenha sido afetado, o cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center. Hospedagem em São Paulo Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato. Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo para viajar dentro dos próximos 15 dias. Essa alteração deve ser realizada antes da partida do voo original e é uma medida que ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas. A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões. *Eduarda Barradas, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros. VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube