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Zona Verde: após GDF 'descartar' projeto de estacionamentos pagos, políticos trocam acusações nas redes sociais

Leandro Grass (PT) e Celina Leão (PP) Redes Sociais/Reprodução O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a vice Celina Leão (PP) anunciaram e...

Zona Verde: após GDF 'descartar' projeto de estacionamentos pagos, políticos trocam acusações nas redes sociais
Zona Verde: após GDF 'descartar' projeto de estacionamentos pagos, políticos trocam acusações nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Leandro Grass (PT) e Celina Leão (PP) Redes Sociais/Reprodução O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a vice Celina Leão (PP) anunciaram esta semana a desistência da intenção de criar uma cobrança sobre os estacionamentos rotativos públicos no Plano Piloto – projeto que vinha sendo chamado de "Zona Verde". Em mensagens ao g1, Ibaneis disse que a ideia tinha sido abandonada "há um bom tempo". Nas redes sociais, Celina chamou as críticas de opositores de "fake news" e "oportunismo eleitoral". “Chegando aí a virada do ano, muita gente fazendo muitos fake news, mas esse é bem grave, porque não há qualquer sentido nas afirmações sobre os estacionamentos pagos”, disse Celina Leão. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp. Segundo Celina, o estudo sobre o tema começou "há muitos anos", ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg, mas nunca foi implementado. “Tem pessoas até montando pautas de discussão em cima de coisa que não vai acontecer. Isso não é verdadeiro. É um fake news oportunista eleitoral na véspera de campanha", destacou a vice-governadora. A declaração pode ter sido direcionada à deputada distrital e pré-candidata ao GDF Paula Belmonte (Cidadania) – que mobilizava apoiadores para uma audiência pública sobre o tema, marcada para esta terça (2). Pesquisa revela como estacionamentos públicos são usados Oposição rebate 'desistência' Em nota, Paula Belmonte disse que o governo recuou sobre a Zona Verde apenas na véspera da audiência pública, sem apresentar garantias de que o projeto não será retomado. O ex-deputado distrital e atual presidente do Iphan, Leandro Grass (PT), também rebateu a fala da vice-governadora nas redes sociais. Nesta terça (2), ele questionou se os documentos publicados pelo próprio governo seriam falsos. “Ontem a vice-governadora Celina Leão publicou um vídeo dizendo que o projeto da Zona Verde era uma fake news da oposição, oportunismo político. Os documentos que estão no site da Secretaria de Mobilidade Urbana e os que foram publicados no Diário Oficial do DF desde 2024 são falsos? Isso também é fake news do GDF? Ou você mentiu no seu vídeo?”, relatou Grass. Grass ainda cobrou explicações sobre a mudança de postura do governo. “Já que agora vocês desistiram dessa ideia absurda e abusiva contra o povo do Distrito Federal, a gente quer saber o que realmente é fake news", disse em vídeo publicado em redes sociais. Relatórios e publicações Relatórios disponíveis no site da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal mostram que o governo Ibaneis começou a estudar o tema já no primeiro mandato. Um documento de 12 de novembro de 2019 detalha a avaliação de dois projetos e a seleção dos estudos para concessão dos estacionamentos rotativos. Segundo o arquivo, a comissão técnica aplicou critérios como consistência técnica, interesse público e compatibilidade legal para escolha do projeto de implementação da Zona Verde. Entre 2019 e 2022, foram produzidos 10 relatórios, incluindo: validação de consultas audiências públicas ajustes solicitados, em duas ocasiões, pelo Tribunal de Contas do DF aprimoramentos do projeto. Além disso, no mesmo período, portarias da Semob-DF foram publicadas no Diário Oficial da União do DF, alterando a composição das comissões técnicas responsáveis pelos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) a respeito da cobrança. Zona Verde Carros em estacionamento no centro de Brasília TV Globo/Reprodução O Zona Verde previa a concessão de áreas públicas para exploração privada, com cobrança de vagas em regiões como as Asas Sul e Norte, Sudoeste, Setores Bancários, Esplanada, Eixo Monumental e bolsões próximos a estações de metrô e BRT. A proposta surgiu ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg, mas ganhou força a partir de 2019, já sob o governo de Ibaneis Rocha. Em 2020, o GDF realizou audiência pública para debater o Zona Verde. A ideia fez parte do plano de governo de Ibaneis Rocha (MDB) quando era candidato, nas eleições de 2018. À época, em entrevista ao g1, ele declarou que pretendia implementar áreas de estacionamento pago nas regiões de maior fluxo de trânsito. O projeto, do tipo concessão comum, teria o prazo de 20 anos. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o investimento previsto no projeto é de R$ 71 milhões. A outorga Inicial — R$ 69,6 milhões, é a quantia que a empresa paga ao governo no início do contrato para ter o direito de explorar o serviço. O valor de cerca de R$ 15 milhões por ano — 20% da receita bruta, é parte do faturamento que a empresa deveria repassar ao governo todos os meses, caso o projeto fosse implementado. LEIA TAMBÉM: ZONA VERDE: Ibaneis descarta ideia de cobrar por estacionamentos públicos no centro de Brasília SUDOESTE: Palmeirenses que espancaram flamenguista no DF são pai e filho e faixa preta em artes marciais Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.